BlogcomCebola


PEDRAS DO CAMINHO

Santiago te espera. Buen Camino!

Luiz Carlos Ferraz


Fachada da Casa do Trem Bélico, em Santos: palco de “Pedras do Caminho II”

Lançamento do segundo livro da trilogia Pedras do Caminho – “Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela” – ocorreu em clima de alto astral, com a presença de amigos, peregrinos, parceiros, e também pessoas que não conhecia, que foram sensibilizadas pela divulgação e tiveram a oportunidade de se surpreender com a mística do Caminho de Santiago.

O encontro aconteceu quarta-feira 16 de abril, em plena Semana Santa, na Casa do Trem Bélico, o prédio público mais antigo de Santos, no Centro Histórico da cidade. Foram ocupados três ambientes no andar térreo da pequena fortaleza: na sala à esquerda, na parede de pedra, foi projetado vídeo do Caminho; na sala central a exposição de fotos, com as cores do Caminho; e no espaço à direta, que se interliga com o jardim, recebi os amigos para agradecer a presença, fazer dedicatória no exemplar e, como sempre, desejar “Buen Camino!”.

Evento simples, como simples é o Caminho de Santiago. Amizade, solidariedade, alegria, descontração e muita satisfação em trocar energia e buscar novos conhecimentos – uma busca, aliás, que se revela interminável e exige, apenas, disposição. Disposição de peregrino!

O encontro também foi marcado por ação social, pois metade da renda obtida com a venda dos livros foi doada para a Casa da Esperança de Santos, uma instituição exemplar mantida pelo Rotary Club de Santos, e que é presidida pelo amigo engenheiro Roberto Luiz Barroso.

Confira abaixo algumas das fotos clicadas por Leandro Ayres – que selecionou e tratou as imagens do livro, além de ser o curador da exposição -, e seu parceiro Alexandre Malanima.

O interessado em adquirir o livro “Pedras do Caminho II” pode fazê-lo na Realejo Livros, na Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, e na Click Mania, na loja 34 do Centro de Compras Miramar, na Avenida Epitácio Pessoa, 62, Boqueirão – onde, na praça de convivência, a exposição de fotos permanecerá até o final de maio. Ou ainda pedindo pelo e-mail titan.com@uol.com.br

Buen Camino!


Dedicatórias aos amigos que foram ao lançamento de “Pedras do Caminho II”: Santiago te espera!


Dois amigos, peregrino Leandro Ayres e Nelson Tucci: muito me ajudaram na lapidação do segundo livro da trilogia. Lê, escolhendo e tratando as fotos feitas na peregrinação, e Nelsão, corrigindo e penteando o texto final


Com o amigo, atuante rotariano, Roberto Luiz Barroso Filho


Peregrino Edson Gusmão: obrigado pela presença!


No magnífico prédio da Casa do Trem Bélico, momentos de amizade, solidariedade, contemplação - podendo identificar, dr. Roberto Luiz Barroso, presidente da Casa da Esperança, confabulando com a jornalista Sandra Netto


Mariana e Iria, da Casa da Esperança de Santos: parte da renda da venda dos livros foi destinada à tradicional entidade, que registrou os presentes e cuidou da contabilidade do evento. Muito Obrigado!


Brindes aos presentes, o convite ao evento e o marcador de página...


Suzana e o pai Valdemar Vilela: muito obrigado pelo espírito peregrino!


Com Celisa Angrimani S.G. Laporte: lembranças a nossa amiga em comum, Adelina Silveira Alcântara Machado


Exposição de fotos: as cores do Caminho de Santiago


O autor e um dos painéis da exposição: fim da Missa do Peregrino


Amiga Mareli: programando peregrinar a Santiago de Compostela...


Com Júlio Zilli Jr.: big TFA!


Presença de William Mota Ventura, santista roxo


Com dr. Roberto Luiz Barroso: honra em colaborar com a Casa da Esperança de Santos


Casal amigo, Antonio Marcos Veiga Conde e Regina


Professor Ibrahim Tauil: brilhante lutador das causas ambientais


Junto à querida amiga, Léa Geiger Xavier e Isabel, que mora na Itália

Revisor de “Pedras do Caminho II” - aliás, também do primeiro livro da trilogia –, o jornalista Nelson Tucci esteve presente ao encontro e, no dia seguinte, nos brindou com o texto abaixo, publicado originalmente em seu blog http://nelsontucci.blogspot.com.br/ Obrigado. Santiago te espera. Buen Camino!

Dnum Ludovicum Carolum Ferraz – O Sentido do Perdão

“Então lhe disse o Pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu. Era, porém, necessário que houvesse banquete e festim, pois que este teu irmão era morto, e reviveu. Tinha-se perdido e achou-se”. Parábola do Filho Pródigo, em Lucas 15:11-32.

Não, não era lúgubre o lugar. É histórico. Colonial ou Medieval ? Colonial. Reflexivo ou introspectivo? Reflexivo. A meia luz era adequada à projeção do filme e o clima que se criou serviu coincidentemente – coincidência mesmo, perguntaria o peregrino??? – para que todos quantos estivessem no lançamento do livro “Pedras do Caminho II – Sentido do Perdão” pudessem sentir um pouco, debaixo dos pés plantados em pedras brutas no Museu “Casa do Trem Bélico”, uma ideia do que é a caminhada a Santiago de Compostela.

Sentir a caminhada, claro, é mera força de expressão, pois só quem a idealiza, planeja e a materializa é que pode dizer. O amigo santista, que saiu Luiz Carlos e voltou Ludovicum Carolum que o diga... Tive o privilégio de estar com o peregrino neste lançamento. Confesso que conversar, ler o livro todo, reler, revisar, palpitar, pode nos inocular a pretensão de que entendemos a coisa.

Não é verdade. Assistir ao filme que o próprio Luiz - já “meio Ludovicum” àquela altura – fez, também se estará longe de saber o que é o Caminho, mas certamente ajuda-nos muito na percepção. Quantas e quantas vezes o peregrino deve ter indagado: “Mas o que é o Perdão, afinal?” e... imagino ainda... quantas outras questões devem ter-lhe passado pela cabeça (ou pela alma...) entremeadas pela solidão, euforia, cansaço, orgulho, reconhecimento, questionamentos...

O fato é que o agora Ludovicum Carolum ( que para os amigos ainda é o sempre bom e nada velho Luishhhh ) cumpriu a missão que tinha. Fechou este ciclo com a tarde/noite de autógrafos. Amigos, sim, muitos amigos foram abraçá-lo e pedir autógrafo. Antes, visitamos a tal Casa do Trem Bélico – um convite à História do Brasil da bela Santos dos valentes marinheiros e soldados em defesa das novas terras e da construção de um novo país – e mergulhamos no clima. Santos, Santiago... Santiago, Santos... Santos, Santiago... tudo isso remete ao céu e à terra.

Ao pleno e ao parcial, ao pronto e aquele ainda por fazer. Ao simples e ao sofisticado, ao natural e ao exótico, ao excêntrico. Afinal, a vida é desse jeito mesmo. Acho até que por brincadeira, de vez em quando algum anjo maroto embaralha todas as cartas do nosso roteiro só pra ver até onde a gente consegue ir sem se perder. Ou desistir. Cada qual vai ter de fazer o seu caminho. Aquele que a gente só aprende a fazer caminhando.

Ao amigo Ludovicum o meu forte abraço e agradecimento pela oportunidade de compartilhar esta fantástica experiência.

Sim, até logo. Afinal, se Deus quiser e com grande apoio de Maria e Santiago, em 2015 será lançado o terceiro e último livro da trilogia "Pedras do Caminho". Buen Camino!


Bem-vindo à Casa do Trem Bélico, uma magnífica construção colonial, o edifício público mais antigo de Santos, encravado no Centro Histórico


Na parede da Casa do Trem Bélico, projeção do vídeo mostrou peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela, com o olhar atento de Tarcia Trivinho


Dedicatória no livro de Nathalie, que veio representando o pai, cônsul honorário de Espanha, D. Manoel Santalla Montoto - que está no Caminho de Santiago...-, e na fila os queridos amigos, Soraia e o pai Samuel


Até logo: em 2015, o terceiro livro da trilogia “Pedras do Caminho”



Escrito por Luiz Ferraz Cebola às 11h14
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Homem, de 56 a 65 anos, Portuguese

Histórico
Outros sites
  UOL - O melhor conteúdo
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog



O que é isto?
Anúncios Shopping UOL